EFEITO ANCORAGEM E RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO COM PRODUTOS DA CESTA BÁSICA
João Matheus França Bezerra, Rodrigo José Guerra Leone
Resumo
Este estudo analisou o efeito ancoragem em estimativas de preços para produtos da cesta básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com clientes de supermercados, na qual foram levantadas as variáveis valor estimado para cada produto, grau de confiança da estimativa e o nível de essencialidade de cada item. Foi feita uma análise de correlação múltipla para avaliar a relação entre essas três variáveis. Observou-se que para o grupo Âncora Baixa, existe uma forte correlação positiva entre o índice de ancoragem e o nível de confiança da estimativ a. Já para o grupo Âncora Alta, os coeficientes de correlação, demonstram uma relação forte e negativa entre a confiança na estimativa e o efeito ancoragem. Verificou-se que para os dois grupos experimentais, não há uma correlação significativa entre o índice de ancoragem e a essencialidade percebida. Os dados da pesquisa confirmam que o valor das estimativas individuais podem ser influenciadas por valores âncoras, dada a confiança do julgador e a essencialidade percebida em relação ao produto avaliado. A pesquisa possibilita a academia, uma melhor compreensão de que o adequado entendimento a respeito das heurísticas de decisão, pode favorecer a minimização de prováveis lapsos de julgamento e avaliação, fortalecendo a perspectiva de neutralizar possíveis vieses inerentes ao processo decisório.
Texto Completo: PDF

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ISSN 2176-9036 - QUALIS CAPES "B3"
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Departamento de Ciências Contábeis (DCC)
Campus Universitário Lagoa Nova
CEP 59072-970 Natal - RN - Brasil