REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, Vol. 9, No 1 (2017)

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RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA SOCIAL E AMBIENTAL E AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL

Maria Audenôra Rufino, Márcia Reis Machado

Resumo


pO objetivo da pesquisa foi analisar a relação de dependência entre a divulgação voluntária social e ambiental e as características rentabilidade, emleverage/em, propriedade acionária e tamanho das empresas listadas na BMamp;FBovespa. O universo da pesquisa foi composto por empresas de capital aberto listadas na BMamp;FBovespa, nos períodos de 2010 a 2012. A amostra foi composta pelas 79 empresas listadas na BMamp;FBovespa com ações mais negociadas em 2012 e que divulgaram ao menos um relatório de sustentabilidade/relatório anual. A divulgação voluntária social e ambiental foi mensurada por meio de uma métrica de 80 itens, que possibilitaram a obtenção dos índices. As características específicas analisadas foram: rentabilidade, endividamento, concentração acionária e tamanho das empresas. A influência das características das empresas sobre o índice de divulgação voluntária de informações de caráter social e ambiental foi verificada por meio do teste Qui-quadrado (emXsup2/sup/em) e Análise de Correspondência (ANACOR). Os resultados mostram que a rentabilidade (ROE), a concentração acionária, medido pela participação acionária do principal acionista de empresa, apresentam relação de dependência e correspondência com o índice de divulgação voluntária social. Quanto ao índice de divulgação voluntária ambiental, apenas a variável concentração acionária demonstrou uma relação de dependência com o índice. A variável emleverage/em, que mede o nível de endividamentos das empresas, se mostrou independente ao nível de divulgação social e ambiental. A variável tamanho buscou medir a existência de dependência entre o tamanho das empresas e o nível de divulgação social e ambiental, o teste Qui-quadrado não encontrou relação de dependência entre as variáveis.strong/strong/ppstrongPalavras-chave: /strongDivulgação social e ambiental. ANACOR. Características das empresas./pp /p

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