Pensar Contábil, Vol. 10, No 39 (2008)

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Análise Comparativa da Utilização de Instrumentos de Gestão em Indústrias Automobilísticas no Brasil e em Empresas Mundiais e Brasileiras

Sérgio Cavagnoli Guth, Ilse Maria Beuren

Resumo


Resumo

Os instrumentos de gestão, quando adequadamente delineados e interpretados, podem contribuir para assegurar a continuidade das organizações. Assim, no artigo faz-se análise comparativa da utilização de instrumentos de gestão em indústrias automobilísticas no Brasil e em empresas mundiais e brasileiras. Na análise utilizam-se dados referentes aos anos de 2000 e 2002, de pesquisa realizada pela empresa Bain & Company em 708 empresas de 22 países. Estes são comparados com os dados coletados em uma amostra por acessibilidade de 13 indústrias automobilísticas no Brasil, que foi extraída de uma população composta das 25 indústrias filiadas à Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Efetuou-se também análise da evolução da utilização destes instrumentos pelas indústrias automobilísticas no Brasil no período de 2000 a 2004 e da expectativa de uso em 2005 e 2006. Os resultados evidenciam que a maioria dos instrumentos obteve evolução positiva de utilização, demonstrando, assim, que existe uma tendência ao uso destes instrumentos, tanto em âmbito mundial e nacional, como nas indústrias automobilísticas no Brasil.



Palavras-chave: Instrumentos de gestão. Processo de gestão. Indústrias automobilísticas



Comparative Analysis of the Utilization of Management Tools in the Brazilian Automobile Industry and within Worldwide and Brazilian Companies



Abstract

Management tools, when correctly delineated and interpreted, can contribute in making sure organizations continue to survive. This article conducts a comparative analysis of the utilization of management tools in the Brazilian automobile industry and within worldwide and Brazilian companies. In this analysis data is used taken from the years 2000 to 2002 from research carried out by Bain & Company in 708 companies in 22 countries. Data from that research is compared with a sample taken from 13 companies of the Brazilian automobile industry, these 13 companies, used for accessibility motives, come from the 25 companies affiliated to the National Association of Motor Vehicle Makers (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA). Also this article conducts an analysis of the evolution of the utilization of these tools within the Brazilian automobile industry over the period of 2000 to 2004 and the expectation for their use in 2005 and 2006. The results obtained show that with the majority of tools their utilization evolved positively, therefore providing evidence that a tendency exists toward the use of these tools, as much in the national and international arena as within the Brazilian automobile industry.



Key Words: Forensic accounting, company valuation, forensic accountant, expert report, valuation models.

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