Pensar Contábil, Vol. 8, No 34 (2006)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A profissão contábil no viés da sustentabilidade

Emilio Lebre La Rovere, Eurídice Soares Mamede de Andrade, Martha Macedo L. Barata

Resumo


Alguns estudos se utilizam da técnica de previsão de cenários e apresentam algumas das imagens possíveis do mundo no futuro. Os cenários variam de situações insuportáveis até o Novo Paradigma da Sustentabilidade, que poderia ser alcançado mediante alterações profundas no comportamento das pessoas, dos governos e das corporações. A capacitação dos agentes que poderiam contribuir para estas alterações, entre os quais os profissionais da área contábil, depende, preponderantemente, dos conhecimentos que puderem adquirir em sua formação acadêmica. Um estudo de caso foi utilizado para demonstrar o quanto os cursos de Ciências Contábeis oferecidos por instituições brasileiras com tradição nesta área de conhecimento colaboram ou poderiam colaborar para que seus alunos atuem como agentes do Desenvolvimento Sustentável. Foi utilizado o teste de Cochran, para atribuir graduação ao conteúdo programático das disciplinas. Constatou-se que, em média, apenas 21% das disciplinas possuem abordagem com o viés da Sustentabilidade. Conclui-se, finalmente, que as instituições assumem diretrizes sustentáveis que parecem se concretizar apenas parcialmente nas salas de aula da graduação, devido à falta de integração entre as diversas áreas de conhecimento. A Contabilidade Ambiental e a Demonstração de Informações de Natureza Social e Ambiental aparecem como passos importantes para reverter este quadro.

Palavras-chaves: Contabilidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Demonstração de Informação de Natureza Social e Ambiental.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO