Pensar Contábil, Vol. 14, No 55 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise do Impacto da Ilusão Monetária sobre Alunos de Graduação de Ciências Contábeis Rodolfo Rocha dos Santos Rio de Janeiro – RJ Graduando de Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ 1 rodolfo.rocha87@hotmail.com Orientador: Prof. Marcelo Alvaro da Silva Mace

Marcelo Alvaro da Silva Macedo

Resumo


Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do fenômeno conhecido como Ilusão Monetária no processo decisório em ambiente contábil e analisar se as variáveis de controle "gênero", "experiência profissional" e "nível de conhecimento" influenciam no impacto desse viés cognitivo de decisão. Para isso, foram aplicados dois tipos de questionários, um espelho do outro, para uma amostra de 263 alunos de graduação de Ciências Contábeis de duas universidades federais do Brasil, e depois de tabulados os dados foi feito o Teste para Diferença de Proporções, ao nível de significância de 10%, para verificar se o impacto desse viés era significativo. Os resultados encontrados evidenciam que os alunos analisados sofreram o impacto da Ilusão Monetária ao nível de significância de 10%, apenas para a situação de venda. A variável
de controle "gênero" mostrou influenciar o impacto da Ilusão
Monetária ao nível de significância de 10%. Já a variável "experiência profissional" tem influência no impacto desse viés apenas para a situação de venda, ao nível de significância de 10%. E, por sua vez, a variável de controle "nível de conhecimento" não tem influência no impacto do viés estudado.

Palavras-chave: Processo de Tomada de Decisão; Ilusão
Monetária; Teoria dos Prospectos.

Abstract
This article aims to analyze the impact of the phenomenon
known as Money Illusion in the decision-making in accounting environmental and examine whether the control variables
"gender", "experience" and "knowledge level" influence the
impact of this cognitive bias of decision. Thus, we applied
two types of similar questionnaires, for a sample of 263
undergraduates in Accounting from two federal universities
in Brazil and after the data was tabulated the Difference of
Proportions Test, for the significance level of 10%, to verify
if the bias impact was significant. The results show that the
analyzed students suffered the impact of Money Illusion at a
significance level of 10%, only for the selling situation. The
control variable "gender" influenced the impact of Money
Illusion at a significance level of 10%. Since the variable
"experience" has an influence on the impact of this bias only
for the sales situation, at significance level of 10%. Finally,
the control variable "level of knowledge" has no influence on
the impact of the studied bias.

Key words: Decision-Making Process; Money Illusion;
Prospect Theory.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO