Pensar Contábil, Vol. 16, No 60 (2014)

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A Contribuição do Balanced Scorecard na Gestão Estratégica de um Escritório de Contabilidade

Rafael Tadeu Vieira, Sérgio Murilo Petri

Resumo


Resumo

Este artigo tem como objetivo elaborar um balanced scorecard
(BSC) para uma empresa prestadora de serviços contábeis e
verificar, assim, as contribuições dessa ferramenta para auxílio
da gestão estratégica da empresa em estudo. Para alcançar tal
objetivo, tomou-se por base o planejamento estratégico da empresa,
elaborado em 2009/2010. A empresa verificou, contudo, a
necessidade de alguns ajustes, a fim de adequar a realidade da
entidade para iniciar a elaboração do BSC. Foram necessários
encontros com o gestor para alinhar e identificar as necessidades
da entidade para que, com o maior número de informações,
pudesse ser realizada a elaboração do BSC. Com essas informações,
desenvolveu-se o mapa estratégico dividido em quatro
perspectivas: financeira; clientes; processos internos e aprendizagem;
e crescimento. Sobre tais perspectivas foram estabelecidos
13 objetivos estratégicos e 15 indicadores para monitoramento
dos objetivos, sendo que a perspectiva clientes apresentou o
maior número de indicadores. Deste modo, obteve-se o painel do
BSC – que apresenta a situação atual e as metas da empresa
para o primeiro ciclo do BSC. Foram apresentadas também iniciativas
que auxiliam o alcance dos objetivos estratégicos evidenciados
pelo BSC. Conclui-se que o BSC é uma ferramenta que
auxilia o processo da gestão estratégica, pois, já na elaboração,
exerce impacto tanto para gestores quanto para colaboradores,
e poderá servir de know how para elaboração, implementação e
acompanhamento nas empresas nas quais a prestadora de serviço
exerce suas atividades, além de identificar similaridades com
estudos anteriores, no tocante aos indicadores e à dificuldade de
se possuir informações do estado atual a partir dos indicadores.

Palavras-chave: Balanced Scorecard, Gestão Estratégica,
Escritório de Contabilidade

Abstract
This article aims to develop a balanced scorecard (BSC)
for an accounting firm and subsequently determine this tool’s
contribution(s) to the company in question’s strategic management.
To achieve this goal, the company’s strategic planning
framework -developed in 2009/2010- was selected as a basis
for the study; however, the company found some adjustments
necessary in order to better suit its present circumstances and
thusly establish a starting point from which the BSC could be
elaborated. Furthermore, meetings with managers were also
needed to align and identify the entity’s needs, incorporating
as much relevant information as possible into the creation of
the BSC. With this information, the strategic map was developed,
divided into four perspectives: financial; customer; internal
processes; and learning and growth, from which 13 strategic
objectives and 15 indicators for monitoring them were established;
among them, the largest number of indicators pertains to
the client-based perspective. Thusly, a BSC panel that displays
both the current status of the company and its goals for the first
cycle of the BSC was obtained. Further, initiatives that helped
achieve strategic goals evidenced by the BSC were presented
in the same panel. The study concludes that the BSC is a tool
that aids in the process of strategic management since, once
in development, it bears relevance for both managers and employees,
serving as technical know-how in terms of designing,
implementing, and monitoring for companies within which a service
provider operates, beyond identifying similarities with previous
studies, regarding indicators and the difficulty of obtaining
information on current circumstances from them.

Key words: Balanced Scorecard, Strategic Management,
Accounting Office


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