Pensar Contábil, Vol. 17, No 64 (2015)

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O Que Estudantes de Contabilidade “Pensam” Sobre o Resultado Abrangente?

Rosenery Loureiro Lourenço, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adolfo Henrique Coutinho e Silva

Resumo


Resumo

O objetivo do artigo é verificar a percepção de estudantes de graduação em ciências contábeis a respeito da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). Por meio de questionários aplicados a 157 alunos de duas universidades federais das regiões Norte e Sudeste, foram testadas as seguintes hipóteses: H1: Acadêmicos possuem conhecimentos básicos sobre DRA. H2: Acadêmicos percebem a DRA como importante para a tomada de decisões. H3: A percepção sobre a importância da DRA aumenta na medida em que os alunos estão mais avançados nos períodos do curso. H4: Acadêmicos de diferentes regiões, mas matriculados em IES com mesmo conceito no ENADE, percebem a DRA de igual maneira. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Qui-quadrado. Os resultados mostraram que os respondentes não possuem conhecimentos básicos sobre a DRA, no entanto consideram-na importante, sendo que a atribuição de importância tem maior proporção para os alunos da IES localizada no Norte. A análise também permitiu verificar que alunos dos semestres iniciais atribuem maior importância à DRA do que alunos que estão nos semestres finais. Assim sendo, confirmou-se a hipótese H2 da pesquisa e rejeitou-se as demais. Por fim, concluiu-se que alunos de ciências contábeis das IES analisadas os quais estão em vias de se formar não possuem conhecimento necessário para lograrem êxito em questões concernentes a DRA em exames do CFC ou do ENADE.


Palavras-chave: Demonstração do Resultado Abrangente. Percepção discente. Acadêmicos de Contabilidade.

Abstract
The paper aims to verify the perception of undergraduate students in accounting regarding the Comprehensive Income Statement (DRA). Using questionnaires with 157 students from two federal universities in North and Southeast of Brazil, the following hypotheses were tested: H1: Academics have basic knowledge about DRA. H2: Academic perceive the DRA as important for decision-making. H3: The perception about the importance of DRA increases when students are in periods more advanced of the course. H4: Academics from different regions, but enrolled in IES with the same concept in ENADE, perceive the DRA equally. Data were analyzed by descriptive statistics and chi-square test. Results show that the respondents do not have basic knowledge about the DRA, however consider it important. Students from IES situated in the North region consider it more important than those from the Southeast. The analysis also shows that the DRA is more important for students of initial semesters. Therefore, only the H2 hypothesis of the research was confirmed. Finally, it was concluded that graduate students in accounting at IES analyzed which are in the process of forming do not have knowledge required to be successful on issues related to the DRA in exams of CFC or ENADE.

Key words: Comprehensive Income Statement. Student Perception. Academic of Accounting.


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