Pensar Contábil, Vol. 18, No 66 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Carga Tributária no Brasil: Percepção de Alunos de Ciências Contábeis no Distrito Federal

Elaine Santos da Silva, Danielle Montenegro Salamone Nunes, Cláudio Moreira Santana

Resumo


Resumo

Tendo em conta a alta carga tributária, a complexa legislação tributária vigente no Brasil e a necessidade de formar profi ssionais mais bem preparados para o mercado de trabalho, este trabalho compara a percepção de alunos, iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis em relação à carga tributária no Brasil. Para atingir o objetivo deste trabalho foi utilizado como instrumento de coleta de dados questionário desenvolvido por Curcino, Ávila e Malaquias (2013) com adaptações. Ele foi aplicado em três Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal. Para fi ns de comparação, realizou-se o teste Qui-quadrado, buscando identifi car possíveis diferenças estatisticamente signifi cativas entre as respostas dos alunos iniciantes e concluintes em cada instituição. Como resultado quanto aos conhecimentos específi cos têm-se duas instituições que apresentaram poucas diferenças signifi cativas entre alunos iniciantes e concluintes, e uma instituição que apresentou diferenças signifi cativas na maioria de suas respostas. Percebe-se que as duas instituições que apresentaram poucas diferenças signifi cativas em suas respostas têm uma quantidade maior de alunos que trabalham desde o início do curso e que estão numa faixa etária maior quando comparado a instituição em que houve mais diferenças signifi cativas. Essa, por sua vez, tem poucos alunos trabalhando no início do curso e estes estão numa faixa etária menor, o que pode contribuir para explicar o resultado, pois verifi cou-se que os alunos mais novos, e que não trabalhavam no início do curso, tiveram tendência a serem indiferentes nas suas respostas.

Palavras-chave: Carga Tributária; Ensino de contabilidade tributária; Instituições de ensino superior.

Abstract

Considering the high tax burden, the complex tax legislation in Brazil, and the need to qualify professionals for the labor market, this study aims to compare the accounting students' perceptions, freshmen and graduates, in relation to the Brazilian tax burden. To achieve this objective, a questionnaire adapted from Curcino, Ávila and Malaquias (2013) was applied in three Higher Education Institutions located in the Brazilian Federal District. The chi-square test was used in order to assess differences between the freshmen's and graduates' responses of each institution. Regarding the specifi c knowledge, there were two institutions that freshmen's and graduates' responses showed few signifi cant differences and one institution that freshmen's and graduates' responses showed most signifi cant differences. A greater number of students of the former institutions work since the beginning of the course and are in a higher age group if compared to the students of the institution in which signifi cant differences were found. This contributed to the results, since it was found that younger beginner students who do not work had a tendency to be indifferent in their responses. Finally, regarding the respondents' perception about the tax burden in Brazil, the students of the three institutions showed a negative view.

 Keywords: Tax burden; Tax accounting education; Higher education institutions.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO