Pensar Contábil, Vol. 19, No 69 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Percepção dos Auditores Independentes quanto à Efetividade da Capacitação Realizada para o Cumprimento da Norma Brasileira de Contabilidade de Educação Profissional Continuada

Marisa Luciana Schvabe de Morais, Zilton Bartolomeu Martins, Luiz Alberton

Resumo


Perception of the Independent Auditors Regarding the Effectiveness of the Training Carried out to Comply with the Brazilian Accounting Standard for Continuing Professional Education

Resumo
Este trabalho teve por objetivo verificar a percepção dos auditores inscritos no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) quanto à efetividade da capacitação realizada para o cumprimento da Norma Brasileira de Contabilidade de Educação Profissional Continuada (NBC PG 12 - R1). Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, de caráter descritivo e caracterizada como uma pesquisa de levantamento. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com 22 questões fechadas, construído com base na Norma Brasileira de Contabilidade de Educação Profissional Continuada vigente. Desta forma, obteve-se uma amostra de 309 respondentes, representando 11,41% da população. Os principais resultados apontaram que, na percepção dos auditores independentes, a capacitação realizada para o cumprimento da norma é efetiva no que diz respeito a agregar conhecimentos para o desempenho do exercício profissional. Ademais, antes  mesmo da obrigatoriedade, os profissionais já realizavam as capacitações além do que pede a norma em questão. Também se observou que as preferências de realização das capacitações por parte dos respondentes são do tipo "Aquisição de Conhecimentos", que compreende os cursos e treinamentos internos e reuniões técnicas internas de empresas de auditoria credenciadas. Ainda assim, os profissionais buscam, quando possível, diversificar e adequar as atividades ao seu nível de experiência e atuação profissional.
Palavras-chave: Auditor Independente; Capacitação; Educação Profissional Continuada.

Abstract
This paper aimed to verify the perception of the auditors registered in the National Register of Independent Auditors (NRIA) regarding the effectiveness of the training carried out to comply with the Brazilian Accounting Standard for Continuing Professional Education (NBC PG 12 - R1). For that, a research with quantitative approach was carried out, of descriptive character and characterized as a survey research. A questionnaire with 22 closed questions was used as a data collection tool, based on the current Brazilian Accounting Standard for Continuing Professional Education. Thus, a sample of 309 respondents, representing 11.41% of the population, was obtained. The main results pointed out that in the independent auditors' perception, the training carried out to comply with the standard is effective in terms of aggregating knowledge for the professional performance. In addition, even before it was mandatory, the professionals already executed the capacities beyond what the standard in question requests. It was also observed that the training preferences of the respondents are of the "Acquisition of Knowledge" type, which includes the courses and internal training and internal technical meetings of accredited audit firms. Even so, the professionals seek, when possible, to diversify and adapt the activities to their level of experience and professional performance.

Keywords: Independent Auditors. Training. Continuing Professional Education.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO