Pensar Contábil, Vol. 23, No 82 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Integração do Conhecimento Contábil à Prática de Participação Social: a Percepção dos Conselheiros Municipais de Assistência Social do Rio de Janeiro

Manuela de Almeida Fernandes Ferreira, Fernanda Filgueiras Sauerbronn

Resumo


Integrating Accountancy Knowledge to Social Participation: the Perception of Social Welfare Councilors of Rio de Janeiro

RESUMO
A contabilidade, enquanto área do conhecimento,
representa um domínio importante para os que tomam
parte dos mecanismos de participação social, visto que
atua como um interlocutor entre a administração pública
e a sociedade. Os conselhos gestores de políticas públicas,
apesar de configurarem um instrumento essencial da
participação popular, necessitam superar algumas limitações,
sobretudo quanto à construção da força argumentativa
de seus participantes. Isso requer um processo de
formação do conhecimento que dialogue com as experiências
dos sujeitos nesses espaços. Assim, esta pesquisa
procurou analisar, a partir da percepção dos conselheiros
do Conselho Municipal de Assistência Social do
Rio de Janeiro, como o conhecimento contábil requerido
nas atividades da instituição se intergra às experiências
de participação social. Para isso, o estudo trouxe aportes
teóricos de Paulo Freire, na tentativa de compreender a importância das experiências reais dos indivíduos na
apropriação de conhecimentos ditos “técnicos”. Quanto
aos métodos, utilizaram-se as técnicas de observação
não participante de assembleias e de análise de conteúdo
de entrevistas semiestruturadas realizadas com conselheiros
e membros do corpo técnico do conselho e da
Secretaria Municipal. Foram identificados cinco fatores
da percepção dos conselheiros na integração desse conhecimento
com a experiência participativa: a aproximação
com a prática; a adaptação da linguagem; o tempo
de apropriação; a dialogicidade do processo informacional;
e a conexão com a política.


Palavras-chave: Conhecimento Contábil, Participação
Social, Conselhos Gestores.

ABSTRACT
As a field of study, accounting represents an important
domain for participants in decision-making processes,
acting as a mediator between public administration and
society as a whole. Although an essential instrument of
popular participation, Public Policy Management Councils
must overcome some limitations, especially regarding
the construction of the argumentative force of their
participants, which requires a process of knowledge formation
that dialogues with subjects’ experiences within
these spaces. Therefore, this research sought to analyze,
based on the perception of the councilors of the Municipal
Council for Social Welfare (CMAS) of Rio de Janeiro,
how accountancy knowledge required in activities of the
institution is integrated into the experiences of social participation.
In an attempt to understand the importance of
the real experience of individuals in the appropriation of
the so-called “technical” knowledge, this study brought
theoretical contributions from Paulo Freire. The issue
was analyzed by means of non-participant observation of
assemblies as well as by semi-structured interviews with councilors and members of the technical staff of both
CMAS Rio and the Municipal Secretariat for Social Services
and Human Rights. The results indicate five factors
in counselors’ perception of the integration of this knowledge
with participatory experience, namely: approximation
with practice; language adaptation; appropriation
time; dialogicity of the informational process; and connection
with politics.


Keywords: Accountancy Knowledge, Social Participation,
Management Councils.

 


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO