Pensar Contábil, Vol. 24, No 83 (2022)

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Gerenciamento de Impressão em Narrativas Contábeis: um Estudo sob a Perspectiva do Preparador da Informação

Ilse Maria Beuren, Viviane Theiss

Resumo


RESUMO
As narrativas contábeis são usadas para facilitar a interpretação
das informações emitidas pelas empresas para além dos
dados numéricos obrigatórios. Conforme a perspectiva adotada
na narrativa, dada a flexibilidade de sua elaboração, pode-se
favorecer ou prejudicar a qualidade da informação fornecida aos
seus usuários, em virtude da possibilidade do gerenciamento
de impressão. Este estudo objetiva, a partir de uma revisão literária,
distinguir procedimentos de gerenciamento de impressão
tanto em momentos favoráveis quanto desfavoráveis para
as organizações, captar as motivações e as estratégias que as
levam a realizarem tais procedimentos e analisar quais teorias
econômicas e psicológicas estão relacionadas com esses procedimentos.
Três taxionomias foram elaboradas para sintetizar
as evidências obtidas para os objetivos descritos: (i) distinguir
contextos/cenários/eventos considerados procedimentos de
gerenciamento de impressão, em momentos de situações favoráveis
ou desfavoráveis para as organizações; (ii) captar as motivações
e estratégias que levaram as empresas a realizarem o
gerenciamento de impressão; e (iii) analisar teorias econômicas
e psicológicas que estão associadas com os referidos procedimentos.
Da forma como se apresentam as evidências, incitam
diversas pesquisas futuras que envolvam o gerenciamento de
impressão em narrativas contábeis.

Palavras-chave: Revisão integrativa; Gerenciamento deImpressão; Narrativas Contábeis.

ABSTRACTAccounting narratives are used to facilitate the interpretation
of information issued by companies in addition to mandatory numerical data. According to the perspective adopted in the
narrative, given the flexibility of its elaboration, the quality of the
information provided to its users can be favored or impaired,
due to the possibility of impression management. This study
aims, from a literary review, to distinguish impression management
procedures at both favorable and unfavorable times for
organizations, to capture the motivations and strategies that
lead them to perform such procedures, and to analyze which
economic and psychological theories are related to these procedures.
Three taxonomies were elaborated to synthesize the
evidences obtained for the described objectives: (i) distinguish
contexts/scenarios/events considered to be print management
procedures, in moments of favorable or unfavorable situations
for organizations; (ii) capture the motivations and strategies
that led companies to perform management impression; and
(iii) analyze economic and psychological theories that are associated
with the referred procedures. As the evidence is presented,
it encourages a number of future research involving
management impression in accounting narratives.

Keywords: Integrative Review; Management Impression;Accounting Narratives.

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ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

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