Pensar Contábil, Vol. 24, No 85 (2022)

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Auditoria Eletrônica como Ferramenta de Controle de Informações Fiscais no SPED Estudo de caso da Empresa XL

Dotche Akoda

Resumo


Electronic Audit as a Tax Information Control Tool in SPED
Company XL Case Study

Resumo

Cada vez mais as empresas precisam atuar de forma eficiente
no que diz respeito ao cumprimento das Normas Brasileiras de
Contabilidade. Isso implica em trabalhar a gestão fiscal e contábil
da companhia, o que requer muita precaução para evitar que
ocorram problemas com o Fisco. Desde então, o fisco implantou
tecnologias que exigem informações fiscais digitais dos
contribuintes, formando uma grande base de dados com o intuito
de manter maior controle dos tributos e aumentar sua arrecadação.
O destaque do problema envolve a dificuldade das empresas
permanecerem em conformidade com a legislação tributária, tendo
em vista que as normas brasileiras são complexas e sofrem
alterações constantemente. Assim, surge o objetivo de demonstrar
a importância das empresas aplicarem a auditoria eletrônica para
evitar riscos fiscais com os cruzamentos de dados do Sped
(Sistema Público de Escrituração Digital). Para isso foi
desenvolvido o presente estudo, utilizando o caso de uma empresa
na prática, empresa XL. Para alinhar o conhecimento teórico ao
mundo prático, foi realizada uma pesquisa de campo com dados
reais da empresa XL onde foram descritas as obrigações
acessórias transmitidas do Sped. Os resultados encontrados
indicam que há necessidade de implantar controles fiscais
eficientes para auxiliar na organização das informações e assim
evitar as possíveis inconsistências.
Concluiu-se que a auditoria digital, que permite verificar as
inconsistências das obrigações acessórias do Sped, é de suma
importância para evitar exposições e vulnerabilidades fiscais,
tornando transparente a gestão tributária da empresa.

Palavras-chave: Auditoria eletrônica, Sped, Informações
Fiscais, Cruzamento de Dados.

Abstract

Increasingly, companies need to act efficiently with respect to
compliance with Brazilian Accounting Standards. This implies
working the fiscal and accounting management of the company,
which requires a lot of precaution to avoid problems with the tax
authorities. Since then, the tax authorities have implemented
technologies that require taxpayers' digital tax information, forming
a large database in order to maintain greater control of taxes and
increase their collection. The highlight of the problem involves the
difficulty of companies to remain in compliance with tax laws, given
that Brazilian rules are complex and constantly changing. Thus, the
objective of demonstrating the importance of companies to apply
electronic auditing to avoid fiscal risks with the crossing of data from
Sped (Public Digital Bookkeeping System) arises. For this was
developed the present study using the case of a company in
practice that will be called company XL. In order to align the
theoretical knowledge with the practical world, a field research was
carried out with real data from the XL company, where the
transmitted obligations of Sped were described. The results
indicate that there is a need to implement efficient fiscal controls to
assist in the organization of information and thus to avoid possible
inconsistencies.
It was concluded that the digital audit that allows to verify the inconsistencies of Sped's ancillary obligations is extremely
important to avoid tax exposures and vulnerabilities, making the
company's tax management transparent.

Keywords: Digital Audit, Sped, Tax Information, Data
Crossing.


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