Análise da Importância dos Gastos com Ativos Intangíveis no Valor de Mercado das Empresas Brasileiras
Resumo
Analysis of the importance of expenses on intangible assets in the market value of brazilian companies
Resumo Os ativos intangíveis estão se tornando cada vez mais importantes para a geração de valor nas empresas. No entanto, conforme o entendimento do IASB (Internacional Accounting Standard Board), existem muitos questionamentos se as normas contábeis atualmente vigentes possibilitam um adequado reconhecimento contábil destes ativos nos balanços das empresas. Atualmente, uma parcela dos gastos gerados internamente com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a totalidade dos gastos gerados internamente com Inovação e Estratégia (I&E), que podem gerar benefícios econômicos futuros para as empresas, devem ser contabilizados como despesa e não como ativos intangíveis. Consequentemente, a literatura acadêmica internacional tem indicado o aumento do distanciamento entre o valor de mercado (market value) e o valor contábil (book value) apresentado nas demonstrações financeiras. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação dos gastos com P&D e I&E com o Valor de Mercado das empresas não financeiras listadas no mercado de capitais brasileiro, no período de 2018 a 2022. A análise consistiu na aplicação de modelo de regressão linear múltipla com dados em painel balanceado de 153 empresas, bem como em uma subamostra de 65 empresas que divulgaram gastos com P&D e em uma subamostra de 20 empresas que emitiram American Depositary Receipts (ADR), que são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Os resultados encontrados não confirmaram a influência dos gastos com P&D e I&E no valor de mercado das empresas, seja para a amostra, seja para a subamostra de empresas que divulgaram gastos com P&D. Contudo, as evidências obtidas demonstram que existe uma relação destes gastos com o valor de mercado para a subamostra de empresas que emitem ADR, confirmando os achados de estudos internacionais. A presente pesquisa se destaca pelo ineditismo, por considerar os gastos com inovação e estratégia na análise, como adotado em estudos internacionais, mas ausente em estudos similares no Brasil. Esta pesquisa também contribui com evidências relevantes para o debate sobre o desafio da contabilidade em determinar o melhor tratamento a ser dado aos ativos intangíveis gerados internamente às organizações.
Palavras-chave: Ativos Intangíveis, Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Valor de Mercado.
Abstract: Intangible assets are becoming more important for generating value in companies. However, according to the IASB (International Accounting Standard Board), there are many questions as to whether the accounting standards currently in force enable adequate accounting recognition of these assets in companies’ balance sheets. Currently, a portion of internally generated spending on Research and Development (R&D) and all internally generated spending on Innovation and Strategy (I&S), which can generate future economic benefits for companies, must be accounted for as expenses and not as intangible assets. Consequently, international academic literature has indicated an increase in the gap between the market value and the book value presented in the financial statements. In this context, the objective of this research is to analyze the relationship between R&D and I&S expenses with the Market Value of non-financial companies listed on the Brazilian capital market, from 2018 to 2022. The analysis consisted of applying a linear multiple regression model with balanced panel data from 153 companies, as well as a subsample of 65 companies that disclosed R&D spending and a subsample of 20 companies that issued American Depositary Receipts (ADR), traded on the New York Stock Exchange (NYSE). The results found did not confirm the influence of R&D and I&S expenses on the market value of companies, either for the sample or for the subsample of companies that disclosed R&D expenses. However, the evidence obtained demonstrates that there is arelationship between these expenses and the market value of the subsample of companies that issue ADR, confirming the findings of international studies. This research stands out for its originality, as it considers spending on Innovation & Strategy in the analysis, as adopted in international studies, but absent in similar studies in Brazil. This research also contributes relevant evidence to the debate on the accounting challenge of determining the best treatment to be given to intangible assets generated internally in organizations.
Keywords: Intangible Assets, Research & Development Expenses, Innovation, Market Value
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