Transparência nas Prestações de Contas das Fundações de Apoio às Universidades Federais
Resumo
Transparency in the Accountability of Support Foundations for Federal Universities
RESUMO
As Fundações de Apoio são instituições privadas sem fins lucrativos, que atuam como intermediárias entre as instituições de ensino às quais são credenciadas, visando apoiar e promover projetos de pesquisa, ensino e extensão. No entanto, como gerenciam recursos públicos, devem realizar prestação de contas anual. O objetivo geral deste estudo é analisar o nível de transparência das informações contábeis das Fundações de Apoio ligadas às Universidades Federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, utilizando procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. A unidade de análise são os relatórios de atividades e demonstrações contábeis do exercício de 2022 e portais de transparência disponíveis nos sites das 3 Fundações de apoio mais superavitárias de cada região do Brasil. Assim, tem-se uma amostra de 15 Fundações. Os resultados divergem da literatura anterior e indicam um elevado nível de transparência das Fundações estudadas, com exceção da FAPEC, que não apresentou nenhum item obrigatório, e da FUNDAPE, que não apresentou suas notas explicativas e parecer da auditoria independente. No entanto, destaca-se que a amostra foi composta por 16% das Fundações de Apoio listadas no site do MEC, e que 52% do total ou não apresentaram sites institucionais, o que prejudica a transparência das informações, ou não divulgaram seus resultados financeiros para o exercício de 2022. Conclui-se que as Fundações mais superavitárias de cada região tendem a apresentar maiores níveis de transparência. No entanto, de modo geral, ainda se faz necessário avançar na qualidade da divulgação das informações, bem como no desenvolvimento e na implementação de políticas de fiscalização mais eficazes.
Palavras-chave: Terceiro Setor; Fundações de Apoio; Prestação
ABSTRACT Support Foundations are private, non-profit institutions, which act as intermediaries between the educational institutions to which they are accredited, aiming to support and promote research, teaching and extension projects. However, as they manage public resources, they must provide annual accountability. The general objective of this study is to analyze the level of transparency of the accounting information of the Support Foundations linked to Federal Higher Education Institutions. This is an exploratory and descritive study with a qualitative approach, using the technical procedures of bibliographical and documentary research. The unit of analysis is the activity reports and financial statements for the 2022 financial year and transparency portals available on the websites of the 3 most surplus support Foundations in each region of Brazil. The sample is made up of 15 Foundations. The results differ from previous literature and indicate a high level of transparency of the Foundations studied, with the exception of FAPEC, which did not present any mandatory items, and FUNDAPE, which did not present its explanatory notes and independent audit report. However, it is noteworthy that the sample was made up of 16% of the Support Foundations listed on the MEC website, and that 52% of the total either did not have institutional websites, which undermines the transparency of the information, or did not disclose their financial results for the 2022 financial year. We concluded that Foundations with the most surplus in each region tend to be transparent. However, is need to improve the transparency of the information disclosed and to develop more effective inspection policies.
Keywords: Third Sector; Support Foundations; Accountability; Financial Statements; Transparency.
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