Pensar Contábil, Vol. 26, No 92 (2025)

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Competências e Habilidades Profissionais: quais são as mais Relevantes para O Desempenho de Egressos do Curso de Ciências Contábeis?

José Maria Dias Filho, Nayara Batista Moreira, Lavinia Sousa Gordinho

Resumo


Professional Competencies And Skills: Which Are The Most Relevant For The Performance Of Newly Graduated Accountants?
RESUMO O objetivo deste trabalho é verificar quais são as competências e habilidades profissionais mais relevantes para o desempenho de egressos do curso de Ciências Contábeis na transição universidade-empresa e o que se pode realizar no campo pedagógico para desenvolvê-las de forma mais efetiva. Mediante aplicação de questionário, foram ouvidos 442 egressos do curso de Ciências Contábeis de quatro instituições de ensino superior do estado da Bahia, no ano de 2020. Os dados foram analisados com o apoio da Regressão Logística, operacionalizada por meio do software SPSS®, a fim de identificar as habilidades e competências profissionais que exercem maior impacto sobre o desempenho dos egressos acima referidos. Verificou-se que a probabilidade de o egresso experimentar êxito ou fracasso na transição universidade-empresa depende, principalmente, de conhecimentos em comunicação e expressão e em contabilidade financeira. Constatou-se, ainda, que as principais dificuldades enfrentadas pelos egressos na transição universidade-empresa estão relacionadas com competências de natureza comunicacional. Na segunda fase da pesquisa, os resultados foram submetidos à apreciação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Contábeis ofertado pelas instituições de ensino que participaram do estudo, objetivando identificar lacunas de formação acadêmica, bem como estratégias reparadoras. Com efeito, considerou-se que tais dificuldades poderiam ser evitadas ou minimizadas com maior exposição do aluno a disciplinas de natureza linguística, tais como Semiótica, Comunicação Empresarial e Português Instrumental. Espera-se, desse modo, fornecer subsídios para avaliação e adequação de projetos pedagógicos do curso de Ciências Contábeis, bem como fomentar o debate acerca da necessidade de atualizar as respectivas diretrizes curriculares. Palavras-chave: Competências e habilidades profissionais. Egressos de Ciências Contábeis. Transição universidade-empresa. 

ABSTRACT The objective of this work is to verify which are the most relevant competences and professional skills for the performance of graduates of the Accounting in the university- company transition and what can be done in the pedagogical field to develop them more effectively. Through the application of a questionnaire, 442 graduates of the Accounting from four higher education institutions in the state of Bahia were heard, in the year 2020. The data were analyzed with the support of Logistic Regression, operationalized through the SPSS® software, in order to identify the professional skills and competences that have the greatest impact on the performance of the aforementioned graduates. It was verified that the probability of the graduate experiencing success or failure in the university-industry transition mainly depends on knowledge in communication and expression and in financial accounting. It was also found that the main difficulties faced by graduates in the university-company transition are related to communication skills. In the second phase of the research, the results were submitted to the Structuring Teaching Nucleus (NDE) of the Accounting course offered by the educational institutions that participated in the study, aiming to identify gaps in academic training, as well as repairing strategies. Indeed, it was considered that such difficulties could be avoided or minimized with greater exposure of the student to subjects of a linguistic nature, such as Semiotics, Business Communication and Instrumental Portuguese. It is expected, in this way, to provide subsidies for the evaluation and adequacy of pedagogical projects of the Accounting, as well as to foment the debate about the need to update the respective curricular guidelines. 
Keywords: Professional skills and abilities. Graduates of Accounting Sciences. University- business transition
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