Pensar Contábil, Vol. 6, No 25 (2004)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Estudos recentes envolvendo s contabilização de opções a empregados a valor justo

Alexssander de Antonio Nunes, José Augusto Veiga da Costa Marques

Resumo


As opções de ações, paralelamente ao uso em bolsa de valores, têm sido utilizadas, principalmente nos últimos 15 anos, como um tipo de remuneração variável.

Característica peculiar nesse uso consiste em, ao mesmo tempo, premiar os funcionários com base no desempenho financeiro da empresa, e propiciar aos mesmos a sensação de se enquadrarem também como acionistas da empresa, possibilitando adicionais ganhos inerentes à posição. Esta última se apresenta como um componente psicológico e pode ser utilizada em alinhamento de interesses divergentes entre os anseios dos funcionários e dos acionistas. Na visão contábil, tal fato durante anos gerou e ainda gera muitas discussões, a respeito da mais acurada forma de mensuração e divulgação dos gastos das empresas com a implantação desses tipos de incentivos.

Este artigo tem como intuito apresentar de uma forma concisa, os principais conceitos e particularidades destes planos de incentivos, o histórico das formas de mensuração surgidas, como se apresenta a contabilização das opções de ações a funcionários na atualidade, e os estudos recentes relacionados à matéria.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO