Pensar Contábil, Vol. 13, No 50 (2011)

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Estrutura Conceitual da Contabilidade no Brasil: Percepção dos Docentes dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis

Claudia Ferreira da Cruz, Araceli Cristina de Sousa Ferreira, Natan Szuster

Resumo


O objetivo deste estudo é avaliar o nível de percepção dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis acerca do Pronunciamento Conceitual Básico emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e analisar a possível relação entre o nível de percepção e algumas características ou atitudes dos docentes. Trata-se de um estudo descritivo e explicativo, delineado por meio da utilização de questionário com questões em escala Likert de cinco pontos. A amostra é composta por 46 docentes que responderam integralmente ao questionário enviado por meio de uma plataforma de pesquisa on-line. Os procedimentos estatísticos utilizados para analisar a relação entre as variáveis foram testes paramétricos e não paramétricos de correlação e de diferença de médias. A margem de erro é de 5%, para um nível de confiança de 95%. Os resultados revelam que o nível de percepção dos docentes é considerado alto, uma vez que nenhum dos respondentes ficou abaixo de 50% da pontuação total. Verificou-se ainda que existe diferença
entre os níveis de percepção quando considerada a linha de pesquisa dos docentes, mas não há diferença entre as médias quando consideradas as variáveis: região, leitura prévia do Pronunciamento Conceitual e realização de pesquisas  sobre tema; o nível de percepção tem relação positiva e significativa com o grau de pertinência do assunto para a atuação docente e grau de frequência de discussão do tema em sala de aula, mas essa relação não é significativa quando se considera o tempo que os docentes têm
dedicado a estudo e aprofundamento do tema.

Palavras-chave: Contabilidade; Estrutura Conceitual; Percepção docente

Abstract

This study aims to assess the level of perception of postgraduate
professors in Accounting on the Basic Concept Statement issued by the CPC. And, besides, it investigates the possible relationship between the professors level perception and some characteristics or attitudes of them. This is a descriptive and explanatory study, designed to use a questionnaire with questions in Likert format of five points. The sample consists of 46 professors who responded fully to the questionnaire sent through an online search platform. The statistical
procedures used to analyze the relationship between the variables
were parametric tests and non-parametric correlation and mean difference. The error margin is 5% for a confidence level of 95%. The results of this study show that: the level of professors perception is considered high, since none of the respondents was below than 50% compare with the total score. It was also a significant difference between levels of perception when considering the line of research for professors, but there is no difference between the averages when considering the variables: region, prior reading of the Standard Conceptual and conducting research on a topic. The perception level is
positive and careers significant relationship with the degree of
relevance of the subject for the educational performance and
frequency degree of discussion for the topic in the classroom,
but this relationship is not significant when considering the time
that professors are dedicated to research and analysis theme.

Key words: Accounting, Conceptual Framework, Professors'
perception

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ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

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