Pensar Contábil, Vol. 13, No 51 (2011)

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Análise de Resultados: um Estudo Exploratório sobre a Correlação entre o Índice Market-to-book, os Índices Tradicionais de Rentabilidade e o EVA®

Luciano Souza Gonçalves, Viviane Baião da Cunha, Idalberto José das Neves Júnior

Resumo


São vários os instrumentos utilizados para se avaliar os resultados das empresas. O próprio lucro auferido, os índices tradicionais de rentabilidade, o EVA®, entre outros, poderão servir como base para a tomada de decisão dos diversos usuários da contabilidade. Ao comparar o valor contábil (book value) e o valor de mercado (market value) das empresas, nota-se que eles estão se distanciando cada vez mais, o que pode ser comprovado pelo índice market-to-book, que é calculado pelo quociente entre valor de mercado e valor contábil. Esse índice apresenta o quanto a empresa é valorizada pelo mercado em relação ao seu valor contábil, mas pode não apresentar sua real capacidade de alcançar bons resultados. Diante disso, o objetivo principal deste estudo é verificar o grau de correlação entre o índice market-to-book, os índices tradicionais de rentabilidade e o EVA® de uma amostra que totaliza 90 empresas de capital aberto listadas na Revista Exame - Maiores e Melhores 2009. Para tanto, foram calculados os referidos índices, a correlação existente entre eles e o coeficiente de determinação(R²). Em seguida, foi aplicada a técnica estatística de análise de cluster para dividir a amostra em grupos homogêneos. Os procedimentos de correlação e regressão foram repetidos em cada cluster formado - dois ao total. Como resultado, tem-se que a correlação entre as variáveis é fraca - tanto no geral quanto em cada cluster, mostrando que a decisão do acionista sobre aplicar ou não seus recursos em uma empresa vai além do resultado por ela alcançado e que a variável que mais se correlaciona com o market-to-book é a Rentabilidade do Patrimônio Líquido. Já o coeficiente de determinação (R²) é baixo,impossibilitando o uso da reta de regressão para prever ou estimar a variável dependente.

Palavras-chave: Análise de resultados. Market-to-book. Índices
de desempenho. EVA®.

Abstract

There are many instruments used to evaluate the performance
of companies. Even profit earned, the traditional indicators of profitability, EVA®, among others, could be useful as a basis for decision-making of the several users of accounting. By comparing the book-value and market-value of the companies,
we can note they are becoming ever more distant, both positively and negatively. This can be proved by the market- to-book ratio, calculated by the ratio between market-value and book-value. This index shows how much the company is valued by the market in relation to its book-value, but it may not show the actual entity's ability to achieve good results. Thus, the purpose of this study is to check the degree of correlation between the market-to-book and the traditional indicators of profitability and EVA® of a sample which totals 90 companies listed in Exame Magazine - Bigger and Better in 2009. For this, we calculated these indexes, the correlation between them and the coefficient of determination (R²). Then was applied the statistical technique of cluster Analysis to divide the sample into homogeneous groups. The correlation and regression procedures were repeated in each cluster formed - 2 in all. The result is that the correlation between the variables is weak - in all cases and in each cluster, showing that the decision on the shareholder to apply or not its resources in an enterprise goes beyond the result achieved, and that the variable that's more correlated with the market-to-book is the Return on Equity. The coefficient of determination (R²) is low, making impossible the use of the linear regression to predict or estimate the dependent variable.

Key words: Results analysis. Market-to-book. Performance indicators. EVA®.

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