QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE PERCEPÇÃO QUALITATIVA DOS CONTADORES E AUDITORES DO DISTRITO FEDERAL
Géssica Cappellesso, Jomar Miranda Rodrigues, Eduardo Tadeu Vieira
Resumo
pA contabilidade tem o objetivo de prestar informações contábeis úteis aos seus usuários, contudo ainda é difícil identificar suas determinantes. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi verificar o nível de percepção que os profissionais contábeis do Distrito Federal detêm sobre o gerenciamento de resultado, conservadorismo, emvalue relevance/em e persistência serem emproxies/em da qualidade da informação. Para isso, foram aplicados questionários em uma amostra de 72 pessoas, onde as respostas foram agrupadas por baterias de inter-relação e analisadas por distribuições de frequência. Os resultados mostraram que o emvalue relevance/em é a emproxy/em mais percebida, seguida pelo gerenciamento de resultado, conservadorismo e persistência. Ainda, observou-se que há autores e respondentes que consideram que o gerenciamento de resultados deteriora a qualidade da informação, enquanto outros acham que pode haver uma melhora ou piora na qualidade, dependendo dos motivos. Além disso, constatou-se que a maior parte dos respondentes julgam que o conservadorismo e o emvalue relevance/em melhoram a utilidade, mas que a maioria deles não são conservadores. Por fim, foi verificado um baixo nível de percepção em relação à emproxy/em de persistência. Assim, é possível concluir que certas emproxies/em são mais percebidas que outras, e que a maioria das percepções tem embasamento teórico./ppstrongPalavras-chave: /strongQualidade da informação contábil. Informações contábeis. Determinantes da qualidade./p
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ISSN 2176-9036 - QUALIS CAPES "B3"
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