Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, Vol. 2, No 2 (2015)

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O IMPACTO DE UM RECALL NA GESTÃO DE MARCA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Alexandre Borba Salvador, Ana Ikeda Akemi, Edson Crescitelli

Resumo


Com a crescente complexidade dos produtos, do poder do consumidor, da atuação dos órgãos de regulamentação e da preocupação com o brand equity, aumenta a preocupação com o impacto de uma crise de marca gerada por um recall. Uma crise gerada por dano em produto (product harm crisis) causaria um prejuízo ao brand equity, uma vez que é uma manifestação não alinhada ao projeto da marca, que prejudicaria a percepção de qualidade, geraria associações negativas, podendo prejudicar a fidelidade à marca, além do impacto financeiro com queda de ações, perda de vendas direta, perda de vendas em outros produtos sob a mesma marca, redução da eficiência dos investimentos de comunicação e redução na capacidade de atração de novos consumidores. Este artigo é fruto de um estudo de caso único que teve como objetivo investigar as manifestações de consumidores de uma campanha de recall, considerando tanto dados secundários como primários gerados a partir do monitoramento de redes sociais. Os resultados obtidos confirmam o aumento do número de recalls no Brasil, bem como sugerem que as marcas hoje estão mais expostas às opiniões e comentários dos consumidores em função dos meios digitais.

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