REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 16, No 1 (2011)

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ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Marco Antonio Ferreira de Souza, Leandro Azevedo da Silva Rosadas, Kátia de Almeida

Resumo


RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise.

Palavras-chave: Estratégias de Preço; Formação do Preço de Venda; DEA.

ABSTRACT

This article has for objective to present and to discuss a methodology to modeling the problem of definition of the products/services price of sale in competitive markets. With base in the Data Envelopment Analysis methodology (DEA) the model establishes a price to be practiced, that it offers the company a competitive advantage, already it is formed by the benchmarking analysis of the market. The idea is that given a series of product characteristics, of several companies and of the company under analysis, the model analyzes which the competitive price, that it establishes a better cost x benefit relationship. Besides, the model can be used as subsidy for the products/services project analysis, so that it can become more competitive. For this work, the model is applied in a series of printers, where it is discussed its use and their main analysis results.

Keywords: Price Strategy, Selling Price Formation, DEA.


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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: B2