Pensar Contábil, Vol. 9, No 37 (2007)

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Solução dual para a determinação dos preços de transferência: um estudo para o mercado automobilístico

Andre Luiz Bufoni

Resumo


Cada vez mais empresas adotam tipos de controle descentralizados para enfrentar a dinâmica, a complexidade e a hostilidade dos mercados. Atribuindo mais autonomia e responsabilidade aos gerentes de baixo escalão dos diversos segmentos de seus negócios, cada vez mais a questão da determinação dos preços de transferência para a coordenação destes segmentos se torna também mais importante. Este trabalho teve por objetivo a análise, através do estudo de caso hipotético para o mercado automobilístico, da metodologia de determinação de preços de transferência conhecida como Solução Dual, e sua comparação com os métodos convencionais. Este estudo concluiu que o método Solução Dual não incorre na maior parte dos problemas dos métodos convencionais, permitindo a avaliação do centro fornecedor interno pelo resultado financeiro, enquanto possibilita melhores decisões de curto prazo para os centros compradores, reduz os conflitos entre os centros, o número de transações que diminuem a congruência de objetivos, a segregação dos resultados dos centros internos, e é uma melhor referência para o estabelecimento de políticas de incentivo à maximização dos resultados pelos gerentes. Precauções devem ser tomadas no método para que, no uso dos custos nos centros compradores, não sejam incorporadas parcelas relativas à ineficiência do centro fornecedor.





Dual Solution as Transfer Price Methodology: a Case Study for Auto Dealer Markert



Abstract

Nowadays more and more entrepreneurships adopt decentralized controls to face market hostility, complexity and dynamic. More autonomy and responsibility to lower managers of every business segment, means that more important becomes the question of transfer prices as a control coordination tool. This paper had as main objective the analysis, thru an auto dealer hypothetic case, of the transfer prices methodology known as dual price solution, and a comparison with others conventional single price methodologies. This study concludes that the dual price do not incurs in many of others conventional methodologies pitfalls, giving access to better valuation of responsibility centers and internal centers results segregation, while permits better short run decisions to buyer centers, reduce managers’ conflicts and the number of non goal congruence transactions, and is the better reference to establish politics for managers performance maximization. Caution must be taken in using out of pocket cost as reference to not incorporate sellers’ inefficiencies.

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