Pensar Contábil, Vol. 9, No 35 (2007)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Regulamentação das seguradoras brasileiras: a proteção dos beneficiários

Marcia Maria Oliveira Revoredo, Fernando Pereira Tostes

Resumo


Neste artigo, pretende-se analisar como a regulação das atividades das seguradoras protege os direitos dos segurados. Para um melhor entendimento, são demonstradas algumas das ferramentas utilizadas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores das seguradoras brasileiras, assim como, sucintamente, são definidos alguns conceitos básicos, necessários à compreensão deste artigo, tais como seguro, resseguro, co-seguro e retrocessão.

Permeiam-se os conceitos de: margem de solvência, capacidade de retenção e Patrimônio Líquido Ajustado. Também são definidos o papel das reservas técnicas e a distribuição dos Ativos das seguradoras, conforme a legislação regulamentadora do Sistema Nacional de Seguros Privados. Através da interpretação destes conceitos, é investigada a forma como, no Brasil, a regulamentação evita o fechamento de empresas seguradoras e cria uma estratégia de crescimento para o setor.

Para alcançar estes objetivos, a metodologia utilizada abrange a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Na bibliografia analisada são incluídas as normas do Sistema Nacional de Seguros Privados vigentes em julho de 2006, tendo como principal foco a regulamentação da atividade de seguro em seus ramos elementares. A pesquisa de campo, realizada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), investiga sua atuação junto às seguradoras. Objetiva verificar como a SUSEP promove a estabilidade, zela pela liquidez e solvência, e assegura a expansão e o funcionamento das entidades que por ela são fiscalizadas e reguladas.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO