Pensar Contábil, Vol. 18, No 65 (2016)

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Nível de Conhecimento dos Contadores em Relação ao Sped: Um Estudo Exploratório por Meio da Teoria de Resposta ao Item

Gilberto Magalhães da Silva Filho, Paulo Amilton Maia da Silva Filho

Resumo


Resumo
 O contador moderno precisa acumular muitos conhecimentos e o Sped tem exigido por parte desses profissionais o domínio das ferramentas tecnológicas, assim como das normas e legislações que norteiam a profissão contábil. O presente estudo teve como objetivo medir o conhecimento dos profissionais de contabilidade do município de João Pessoa a respeito do Sped. A amostra da pesquisa foi formada por 209 profissionais de contabilidade que responderam a um questionário com 13 questões (itens) de múltipla escolha, validado por especialistas. Para mensurar o traço latente (conhecimento), utilizou-se o modelo de 1 parâmetro (Rasch) da Teoria de Resposta ao Item, que considera que as respostas de um sujeito dependem apenas do seu traço latente e do parâmetro de dificuldade de cada item. O resultado do modelo mostrou que os itens mais difíceis foram: 1 - Orientações observadas na elaboração da Escrituração Contábil Digital (ECD); 3 - Plano de Contas Referencial; e 8 - Processo de arquivamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que demandavam maior conhecimento dos participantes. Em contrapartida, os itens: 12 - Empresas obrigadas à Escrituração Fiscal Digital (EFD) na Paraíba; e 11 - Documentos escriturados na EFD apresentaram menor parâmetro de dificuldade. Quando considerado o conhecimento que mais de 50% dos respondentes apresentaram escore de conhecimento inferior a -8,26 e 75% dos participantes obtiveram escore menor que 68,05, em uma escala que vai de -300 a +300. Os achados da pesquisa podem se justificar pelo fato de que a implantação do Sped está sendo um processo gradativo, que ainda não está concluído e não se estende a todas as empresas, sendo esperado que isso ocorra em 2015.
Palavras-chave: Sped. Conhecimento. Teoria de Resposta ao Item.

Abstract
Modern accountant needs to accumulate a lot of knowledge, and Sped has required by these professionals mastery of technological tools, as well as rules and laws that govern the accounting profession. Given the above, this study aimed to measure the knowledge of accounting professionals in the city of João Pessoa about Sped. Research sample was formed by 209 accounting professionals who answered a questionnaire with 14 questions (items) of multiple choice, validated by experts. To measure latent trait (knowledge), the model of 1 parameter (Rasch) of Item Response Theory was used, which considers that the responses of a subject depend only on its latent trait and the parameter of difficulty of each item. Model output showed that most difficult items were: 1 - Guidelines observed in development of Digital Accounting Bookkeeping (ECD); 3 - Referential Accounting Plan; and 8 - Electronic Invoice (NF-e) archiving process, which demanded greater knowledge of the participants. However, the items: 12 - Companies obliged to Digital Tax Bookkeeping (EFD) in Paraíba; and 11 - Documents carried in EFD, had lower parameter of difficulty. When considering  of respondents had knowledge score less than -8.26 and 75% of participants had scores lower than 68.05, in a scale from -300 to +300. Research findings can be justified by the fact that implantation of Sped is being a gradual process, which is not yet complete and does not extend to all businesses, being expected this to happen in 2015.

Keywords: Sped. Knowledge. Item Response Theory. 

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