Pensar Contábil, Vol. 7, No 30 (2006)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Reestruturação informacional da demonstração de resultados de exercícios - uma proposta

Fabiano Simões Coelho

Resumo


O controle gerencial depende da capacidade dos administradores deterem informações acerca dos acontecimentos da empresa. Sem isso, não haverá controle suficiente para que se entenda o comportamento da empresa tendo, como conseqüência, comprometimento da gestão.

A contabilidade surge como principal instrumento para gerar tais informações, mas a mesma deve ser adaptada em conformidade com as necessidades empresariais. Uma de suas engrenagens, a Demonstração de Resultado de Exercício, pode ser moldada para prestar informações das decisões operacionais (receita obtida, mix de vendas, eficiência dos produtos e contribuição gerada) e decisões de investimentos (produtividade, ociosidade e rentabilidade), direcionando, assim, os esforços de maneira assertiva.

Para isso, o artigo propõe, de maneira gerencial, uma reestruturação do relatório, tornando-o apto a agregar valor informativo ao gestor.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO