Pensar Contábil, Vol. 25, No 87 (2023)

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Formação e Desenvolvimento Profissional Docente versus Desempenho Acadêmico:  análise dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras

Geison Calyo Varela de Melo, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Sandra Maria dos Santos, Ana Maria Fontenelle Catrib, Augusto Cézar de Aquino Cabral

Resumo


Teacher Training and Professional Development versus Academic Performance: analysis of Accounting Sciences courses at Brazilian Federal Universities

Resumo

Em decorrência das mudanças ocorridas no Ensino Superior, acentuou-se as discussões acerca da formação e desenvolvimento profissional docente, juntamente com o desempenho acadêmico, dentre eles, dos cursos de Contabilidade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a formação e desenvolvimento profissional docente e sua relação com o desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Assim, foi desenvolvido um estudo do tipo descritivo, explicativo, quantitativo e documental, realizado com os cursos de Ciências Contábeis ofertados pelas Universidades Federais que se submeteram ao ENADE nos três últimos triênios de avaliação (2012, 2015 e 2018). Os dados foram coletados por meio dos Microdados ENADE, da Plataforma de Currículo Lattes e no site dos cursos, sendo tratados mediante as técnicas de estatística descritiva e de correlação de Pearson. Pelos resultados, infere-se que a maioria dos docentes, está concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste, são do sexo masculino, possuem doutorado, em regime de dedicação exclusiva, com formação inicial em Ciências Contábeis e maior concentração de publicações nas regiões Sudeste e Sul. Ainda foram classificados como que possuem domínio de conteúdos, disponibilidade fora de sala e utilizam metodologias de ensino em sala, e essas variáveis ainda se mostraram relacionadas com o desempenho acadêmico, além das variáveis sexo, titulação e regime de trabalho.

Palavras-chave: Formação Docente. Desenvolvimento Profissional. Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Ciências Contábeis.

Abstract

As a result of the changes that occurred in Higher Education, discussions about teacher training and professional development were accentuated, along with academic performance, among them, of Accounting courses. Thus, the objective of the research is to analyze the training and professional development of teachers and their relationship with the academic performance of Accounting Sciences courses at Brazilian Federal Universities. Thus, a descriptive, explanatory, quantitative and documentary study was carried out, carried out with the Accounting Sciences courses offered by the Federal Universities that underwent ENADE in the last three assessment trienniums (2012, 2015 and 2018). Data were collected using Microdata ENADE, from the Lattes Curriculum Platform and on the courses website, being treated using the techniques of descriptive statistics and Pearson’s correlation. From the results, it appears that the majority of teachers are concentrated in the Northeast and Southeast regions, are male, have a doctorate, in an exclusive dedication regime, with initial training in Accounting Sciences and a greater concentration of publications in the Southeast and South regions. They were also classified as having mastery of content, availability outside the classroom and using teaching methodologies in the classroom, and these variables were also shown to be related to academic performance, in addition to the variables gender, degree and work regime.

Keywords: Teacher Education. Professional development. University education. Academic achievement. Accounting Sciences.



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