Pensar Contábil, Vol. 25, No 87 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Percepções de Estudantes de Ciências Contábeis Sobre a Relação Entre as Habilidades Requeridas pelo Mercado de Trabalho e as Aptidões Adquiridas no Curso

Michele Franchi, Edvalda Araújo Leal, Mônica Aparecida Ferreira

Resumo


Accounting Science Students’ Perceptions About the Relation Between the Skills Required by the Job Market and the Skills Acquired in the Course

Resumo

Com o intuito de nortear as universidades quanto às habilidades que devem ser desenvolvidas na graduação em Ciências Contábeis, a International Federation of Accountants (IFAC) traz normas voltadas à educação contábil, as chamadas International Education Standards (IES), dentre elas, a IES 3, que trata das habilidades profissionais. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo identificar, conforme percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis, quais as habilidades são requeridas para o contador pelo mercado de trabalho e o quão aptos eles se sentem em demonstrá-las na sua atuação. A pesquisa foi do tipo levantamento (survey) com abordagem quantitativa, abrangendo uma amostra de 82 graduandos matriculados no último ano do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública. Os resultados evidenciam que os graduandos percebem que as habilidades pesquisadas são requeridas pelo mercado de trabalho, porém não se sentem aptos em demonstrá-las na mesma magnitude que consideram serem elas exigidas pelo mercado. Assim, espera-se contribuir com as universidades para que possam se atentar à aplicação das Normas Internacionais de Educação Contábil nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis a fim de alcançar uma melhoria na preparação dos alunos para a atuação no mercado de trabalho, tendo em vista o cenário de inovação tecnológica e as mudanças de padrões das normas contábeis. E, ainda, a pretensão é colaborar com docentes e alunos que, a partir dos resultados encontrados, podem empreender ações que busquem alcançar as habilidades e as competências exigidas internacionalmente para a profissão do contador.

Palavras-chave:  Mercado de Trabalho. IES 3. Habilidades Profissionais.

Abstract

In order to guide universities as to the skills that must be developed in undergraduate accounting, the International Federation of Accountants (IFAC) brings standards aimed at accounting education, the so-called International Education Standards (IES), among them IES 3, that deals with professional skills. Thus, this research aims to identify in the perception of undergraduate students in Accounting Sciences what skills are required by the job market for the accountant and how apt they feel to perform them in their performance. The survey was a survey with a quantitative approach, covering a sample of 82 undergraduate students enrolled in the last year of the Accounting course at a public institution. The results show that the graduates perceive that the researched skills are required by the job market, but they do not feel able to demonstrate them to the same magnitude that they consider to be required by the market. Thus, it is expected to contribute to universities so that they can pay attention to the application of International Accounting Education Standards in the curricula of Accounting courses, in order to achieve better preparation of students for work in the labor market, with a view to the scenario of technological innovation and changes in accounting standards. And yet, with teachers and students who, from the results found, can seek actions that aim to achieve the skills and competences required internationally for the accountant profession.

Keywords: Job Market. IES 3. Professional Skills.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Submissões de Artigos deverão ser enviadas para o email pensarcontabil@crcrj.org.br

CONCEITO QUALIS/CAPES: A4

ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

Esta revista está indexada em www.latindex.org. , www.spell.org.br, e www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre e www.ebsco.com


      

 

EBSCO