Pensar Contábil, Vol. 23, No 81 (2021)

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Formação dos Preços de Venda no Varejo Supermercadista em Niterói

Fabio Henrique Saldanha de Souza, Manoel Severino de Jesus, José Paulo Cosenza, Solange de Oliveira Roza da Cruz

Resumo


Price Formation in Supermarket Retail in Niterói

 

RESUMO
Este artigo tem como objetivo descrever os componentes
determinantes na formação do preço de venda de produtos no
comércio supermercadista. Para isso, realizou-se análise exploratória,
por meio de um estudo de caso, em supermercados na
cidade de Niterói/RJ. A metodologia consistiu na aplicação de
um questionário em dois bairros diferentes, em três empresas
pertencentes ao mesmo grupo econômico, mas com dois segmentos
distintos, que foi respondido pelos profissionais responsáveis
pela tomada de decisão em relação à formação do preço
de venda. Os resultados mostram que o preço final praticado
pelos supermercados investigados tem sua formação baseada
nos custos totais, a partir de informações internas à empresa e
da validação de informações externas, como os preços praticados
nos concorrentes e os valores aceitos pelos consumidores.

Palavras-Chave: Preços de Venda, Comércio Varejista,
Métodos de Custos, Valor.

ABSTRACT
This article aims to describe the determinant factors of
products price formation in the supermarket sector. To this
end, this research consists of an exploratory case study of
supermarkets in the city of Niterói, Rio de Janeiro. Data were
collected by means of a questionnaire applied to professionals
responsible for making decisions regarding price formation
from three companies belonging to the same group, but
with two distinct segments, in two different neighborhoods.
The results show that the investigated supermarkets determine
the final price based on total costs, internal company
information, and validation of external information, such
as prices charged by competitors and values accepted
by consumers.

Keywords: Sales Pricing, Retail, Costs, Value


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ISSN eletrônico: 2177-417X
ISSN Impresso: 1519-0412

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