Percepção dos acadêmicos quanto às disciplinas de Cálculo e sua relação conceitual com as disciplinas de Contabilidade de Gestão
Resumo
Perception of the academic about the insertion of Numerical Calculus in the teaching-learning process of the disciplines of Management Accounting
RESUMO O vetor interdisciplinaridade é um importante pilar para a evolução das Ciências Contábeis no processo ensino-aprendizagem, colaborando com a melhoria da assimilação de assuntos que envolvem a Contabilidade de Gestão. No entanto, deficiências na base conceitual de disciplinas relacionadas à Matemática e Cálculo por parte dos acadêmicos, aliado à apresentação das disciplinas matemáticas sem uma conceituação contábil não tem surtido resultado. Nessa senda, a pesquisa teve como objetivo identificar, sob a percepção dos acadêmicos, em que medida o conhecimento de disciplinas de Cálculo podem melhorar o rendimento de acadêmicos no processo de suporte na tomada de decisão em Contabilidade de Gestão. Para tanto, por meio de uma aula demonstrativa com conceitos e exemplos práticos da utilização de CLD, obteve-se a resposta do problema da pesquisa, a qual é de caráter qualitativo e quantitativo, por meio do método dedutivo, utilizando-se para isso o formato de um estudo de caso e levantamento. Os dados para análise foram obtidos por meio de questionário, aplicados, exclusivamente, nas turmas de graduação de Ciências Contábeis. Utilizou-se, para análise dos dados, do software Statistical Package of the Social Science (SPSS), quanto ao Teste de Igualdade de Médias. O perfil do conhecimento matemático do acadêmico de Ciências Contábeis foi utilizado, de modo a compreender algumas variáveis que circundam o tema, tais como: aspectos sociais, aspectos de conhecimento prévio e aspectos de assimilação de matérias relacionadas ao CN. Obteve-se a percepção de que fatores socioeducacionais não implicaram na falta de assimilação dos conteúdos abordados na pesquisa. Inferiu-se que o CLD poderia ser inserido no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Contabilometria. Cálculo de Limite e Diferencial. Gestão estratégica. Contabilidade Gerencial. Contabilidade de Custos. Tomada de Decisão.
ABSTRACT
The interdisciplinary vector becomes an important pillar for the evolution of the Accounting Sciences in the teaching-learning process, in order to collaborate in the improvement of the assimilation of subjects that involve Management Accounting. In this way, the research had as objective to identify, under the perception of the academics, to what extent the knowledge of Numerical Calculus can improve the academic performance in the support process in the decision making in Management Accounting. To do so, through a demonstrative lesson with concepts and practical examples of the use of CLD, we obtained the answer of the research problem, which is qualitative and quantitative, through the deductive method, using the format of a case study and survey. The data for analysis were obtained through a questionnaire, applied exclusively in the undergraduate courses of Accounting Sciences. The Statistical Package of the Social Science (SPSS) software was used for the data analysis in the Equality Test. The mathematical knowledge of the accounting scientist was used in order to understand some variables that surround the theme, such as: social aspects, aspects of prior knowledge and aspects of assimilation of subjects related to NC. It was obtained the perception that socio-educational factors did not imply in the lack of assimilation of the contents covered in the research. It was inferred that the CLD could be inserted into the teaching-learning process.
Keywords: Contabilometry. Limit and Differential Calculus. Strategic management. Management accounting. Cost Accounting. Decision Making.
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