REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 27, No 1 (2022)

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Relationship between personal finance and characteristics of accounting university

Suzete Antonieta Lizote, Miguel Angel Verdinelli, Sabrina Nascimento

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo examinar as associações entre conhecimento sobre finanças pessoais e características de estudantes de Ciências Contábeis de um colégio comunitário no estado de Santa Catarina, cujo perfil profissional vincula o uso adequado de recursos econômicos e financeiros. Para isso, utilizamos uma adaptação do modelo de Halpern (2003), incluindo a educação financeira, a gestão de crédito e as dimensões de gerenciamento de ativos. Os dados foram coletados através de uma pesquisa de questionário aplicada em locais com os alunos. Além das características dos entrevistados e das questões relativas às finanças pessoais, foi solicitado que atribuísse uma pontuação ao conhecimento das finanças pessoais. Os dados foram analisados ​​por análise fatorial, ANOVA e análise de correlação. O maior conhecimento sobre educação financeira está associado a estudantes que trabalham em comparação com aqueles que só estudam. A renda pessoal é a característica que mais influencia os resultados. Estudantes que têm rendimentos mais altos, gerenciam melhor os empréstimos e o financiamento, repreensão de uma maneira melhor de gerenciar suas dívidas e ativos para conseguir mais apropriadamente. Quanto às correlações analisadas no estudo, confirma a relação positiva e significativa entre a educação financeira, a gestão de ativos e a nota também, mas como uma relação negativa com a dívida. Os resultados corroboram as teorias financeiras e evidências empíricas.


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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3