REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 22, No 3 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Editorial, v. 22, n.3, 2017

Andréa Paula Osório Duque

Resumo


                          Na vida não existe nada a temer, mas a entender (Marie Curie)

Caros Leitores,

O espírito criador pontua a mente daqueles estudiosos que não deixam as dificuldades dominarem seus esforços; pelo contrário, eles as integram a seus portfolios de conquistas.

Os artigos disponíveis para leitura são fruto do trabalho de pesquisa de vários autores que buscam na ciência formas de entender o mundo que os cerca. Neste sentido, a edição da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - RCMCC (v. 22, n. 3, 2017) passeia por diversos temas desde a remuneração de executivos, os ativos culturais, os fatores econômico-financeiros das empresas, as microfinanças até os gastos ambientais, sempre envolvendo a ciência.

O primeiro artigo A relação dos fatores economico-financeiros das empresas do setor de construção civil com os preços no mercado imobiliário tem como objetivo verificar se os fatores econômico-financeiros das empresas do setor da construção civil possuem relação com a variação dos preços no mercado imobiliário.

O segundo artigo Salários altos, bônus astronômicos e stock options: o que explica as elevadas remunerações executivas? se propõe a identificar os efeitos de algumas variáveis selecionadas sobre a remuneração dos executivos nas empresas brasileiras.

O terceiro artigo Relação da evidenciação dos gastos ambientais e desempenho econômico-financeiro de empresas potencialmente poluidoras do Brasil traz uma análise sobre a relação entre a evidenciação de gastos ambientais, refletido pelo Índice de Divulgação de Gastos Ambientais (IDGA) e o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto potencialmente poluidoras do Brasil, realizados através de estimação por Mínimos Quadrados Ponderados no período de 2010 a 2014.

O quarto artigo Microfinance apresenta uma revisão de literatura da área de microfinanças e discute diferentes desenhos e metodologias de pesquisa, incluindo análise de cross-section, análise em painel, RCTs, análise em painel dinâmico e experimentos de laboratório.

O quinto artigo Valoração econômica e cultural de heritage assets: estudo aplicado ao Museu de Geociências da Universidade de Brasília busca identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural.

 

Agradecemos a colaboração dos pareceristas, autores, diagramadores, revisores de textos e todos que, direta ou indiretamente, valorizaram e deram forma à presente edição.

Boa leitura sob a luz do saber e do entendimento!

 

 Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ


Texto Completo: PDF

ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3