REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 26, No 2 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Influência dos traços de personalidade no gerenciamento de impressão da divulgação da informação contábil

Camila Adam, Jules Kout Tene, Paulo Roberto da Cunha, Alini da Silva

Resumo


Este estudo objetivou analisar a influência dos traços de personalidade no gerenciamento de impressão da divulgação da informação contábil. Como método de pesquisa o estudo se caracterizou como descritivo, survey e com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 202 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. Os traços de personalidade foram analisados pelas variáveis extroversão, amabilidade, neuroticismo, abertura à experiência e consciência, conforme a escala de John, Donahue e Kentle (1991). Quanto o gerenciamento de impressão, utilizou-se as variáveis seletividade, distorção da medição e aprimoramento da apresentação, conforme Cardoso, Leite e Aquino (2018). Para a coleta dos dados utilizou-se o instrumento de questionário com aplicação presencial e virtual. Para a análise dos dados utilizou-se da análise descritiva e da técnica da regressão linear múltipla, por meio do software SPSS®. Os resultados do estudo demonstraram que quanto maior o traço de personalidade da abertura à experiência menor é a seletividade e que quanto maior o traço de personalidade do neuroticismo, maior é a distorção da medição. Em relação a variável do aprimoramento da apresentação não se verificou nenhuma significância com os traços de personalidade. Além disso, pode-se analisar que certos traços de personalidade são características que influenciam na análise e na tomada de decisão dos indivíduos, sendo fatores que podem predizer aspectos relacionados ao comportamento econômico. O estudo traz contribuições ao demonstrar a importância da reflexão das entidades em relação a divulgação da informação contábil, indicando a necessidade de esforços para minimizar os efeitos de possíveis vieses na tomada de decisão dos seus usuários, como é o caso do gerenciamento de impressão, que pode reduzir a qualidade das informações e a transparência dos negócios.


Texto Completo: PDF

ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3