REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 27, No 2 (2022)

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Value Relevance da agressividade tributária no valor de mercado de empresas listadas na B3

Térsio Arcúrio Júnior, Rodrigo de Souza Gonçalves, João Abreu de Faria Bilhim

Resumo


O estudo investigou o value relevance da agressividade tributária (AGR) no valor de mercado (VM) de empresas listadas na B3. Para tanto, foi estimada regressão múltipla, com dados em painel, considerando o período de 2010 a 2020, para 41 empresas. Como proxy para AGR foi utilizada a ETR (Taxa Tributária Efetiva) corrente, enquanto o VM foi utilizado como variável independente. Além disso, foram testadas variáveis passíveis de influenciar o VM das empresas, de acordo com o modelo de Ohlson (1995). A revisão de literatura aponta que os gestores, com a finalidade de buscar a redução dos custos tributários, têm incentivos para serem mais agressivos tributariamente, causando impactos positivos nos resultados das empresas. Entretanto, níveis elevados de agressividade podem representar risco na percepção dos investidores e impactar negativamente o VM. Os resultados corroboram com o modelo de Ohlson, no sentido de que o patrimônio líquido e o lucro líquido estão associados positivamente ao VM. Quanto aos coeficientes da AGR, no geral, apurou-se a inexistência de significância estatística. Entretanto, ao analisar níveis mais altos/baixos de agressividade tributária, evidenciou-se que a maior AGR influencia positivamente o VM, enquanto que a menor AGR influenciam negativamente o VM. Em relação às contribuições, o estudo intentou contribuir especialmente com os analistas de mercado e investidores no que se refere ao refinamento de seleção de informações para a tomada de decisão de investimentos.


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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3