REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 27, No 3 (2022)

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A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste

Thayná de Oliveira Fernandes, Valdineide dos Santos Araújo, Matheus de Farias Aires, Raiza Gabriele Lima dos Santos

Resumo


Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).

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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3