Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Sociedade, Contabilidade e Gestão tem como missão contribuir para a construção, disseminação e integração de conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Gestão, favorecendo o desenvolvimento social.

Para isto a revista tem como objetivos: a) difundir o conhecimento na sociedade, b) estimular o debate tendo em vista a contribuição de diversas áreas de conhecimento, c) permitir uma percepção mais clara da realidade e d) expandir os limites do conhecimento.

A revista aceitará artigos na área de auditoria, perícia contábil, contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade ambiental, relatórios sociais, marketing, finanças, estratégia, organizações, logística, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de inovação e tecnologia e áreas congêneres.

"Revista SCG não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos.
SCG Journal does not have any submission or processing charges (APCs)."

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os trabalhos serão avaliados segundo o sistema de double-blind review com, pelo menos, dois consultores ad hoc., assegurando desta maneira o julgamento com base no conteúdo submetido e, consequentemente, a isenção do processo de avaliação.

Conforme regulamento, estes consultores não podem ser da mesma instituição e nem coautores habituais de nenhum dos autores do artigo sob análise.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista SCG não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos.

SCG Journal does not have any submission or processing charges (APCs).

 

 

Manual do Processo Editorial da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Este manual tem como objetivo descrever detalhadamente cada etapa do processo de editoração de um artigo submetido à SCG, desde sua inclusão no site pelos autores, até sua publicação ou rejeição.

  1. Os artigos submetidos à SCG (em português, inglês, francês ou espanhol) devem ser inéditos e desenvolvidos com base em temas relevantes para as áreas de contabilidade e gestão. Além disso, não devem estar sendo avaliados em outro periódico nacional ou internacional. Os artigos publicados em Anais de Eventos serão considerados inéditos para fins de publicação na SCG. Porém, neste caso, os autores devem informar ao editor o nome do evento e o ano da publicação do artigo. Todo o processo de submissão deve ser feito através do seguinte endereço eletrônico: Revistas UFRJ
  2. Os artigos submetidos devem estar gramaticalmente revisados e com formatação compatível com as exigências da revista. O não atendimento a estes itens pode implicar numa rejeição preliminar do artigo.
  3. Antes do envio aos pareceristas (no mínimo dois) os artigos serão analisados previamente pelo editor e/ou editor-adjunto e/ou membros do Corpo Editorial Científico quanto à adequação a linha editorial da revista, à relevância científica, ao ineditismo e à boa apresentação (redação e estrutura). Estima-se que esta parte do processo de avaliação tenha duração máxima de 30 dias após a submissão do artigo.
  4. Depois de analisados pelo editor e/ou pelo editor-adjunto e/ou pelo Corpo Editorial Científico, os artigos não aprovados são devolvidos para os autores com um parecer de inadequação à linha editorial da SCG. Já os artigos aprovados nesta etapa são enviados para no mínimo dois avaliadores (que não podem ser da mesma instituição e nem coautores habituais de nenhum dos autores do artigo sob análise), no sistema Double Blind Review, que devem preparar seus pareceres levando em consideração os seguintes aspectos:

    1. atualidade e originalidade do tema (peso 1);
    2. qualidade da redação e organização do texto (peso 1);
    3. clareza na definição e alcance dos objetivos propostos (peso 2);
    4. qualidade da fundamentação teórica (peso 2);
    5. adequação da escolha e da aplicação da metodologia (peso 3);
    6. qualidade da análise e da conclusão (peso 3);
    7. relevância e contribuição do trabalho para a área (peso 2).
  5. Além da avaliação do artigo frente aos aspectos relacionados acima, os avaliadores fazem comentários abertos sobre os seguintes aspectos: pontos fortes, pontos fracos e sugestões de melhorias. Isso dá a avaliação um caráter construtivo, pois subsidia os autores na correção de falhas e melhoria dos artigos Ao final deste manual (anexos) tem-se a ficha de avaliação que é enviada aos avaliadores junto com uma cópia do artigo sem identificação de autoria.
  6. Considerando todos os aspectos da avaliação, o parecerista faz ainda uma recomendação de publicação ao editor, apontando se o artigo deve ser aceito, se deve ser aceito mediante alterações, se deve retornar para nova avaliação após as mudanças sugeridas ou se não deve ser aceito. Ressalta-se que esta é apenas uma indicação do avaliador ao editor, pois a decisão final de aceitação ou não do artigo cabe ao editor e/ou ao conselho editorial.
  7. No caso de discrepância entre as avaliações recebidas, o editor pode encaminhar o artigo para um terceiro parecerista, de maneira a sustentar melhor sua decisão editorial de aceitação ou rejeição do artigo para publicação.
  8. Após a decisão editorial, os autores são notificados via email sobre a aceitação, rejeição ou necessidade de alterações no artigo. Neste email o editor enviará uma síntese dos pontos dos pareceres emitidos pelos avaliadores e apontará, quando for o caso, as mudanças necessárias para que o artigo seja aceito ou re-avaliado. Os autores são informados ainda sobre o tempo disponível para fazerem as alterações, sendo que este tempo é função das mudanças que precisam ser conduzidas. Em linhas gerais, este tempo não ultrapassa 30 dias. Findo o referido prazo, os autores encaminham ao editor, além do artigo modificado (com utilização do marcador de alterações do Word), um relatório sobre as alterações feitas e sobre as que não foram feitas. Estas últimas devem ser justificadas. No caso da necessidade de re-avaliação, o relatório será submetido aos avaliadores junto com o artigo modificado.
  9. Estima-se que o processo de avaliação, desde o recebimento até os primeiros pareceres sobre o texto, tenha duração de 3 a 4 meses em média.
  10. Todo processo de avaliação é transparente e pode ser acompanhado pelos autores diretamente no site da revista. As informações sobre os passos no processo de avaliação são evidenciados regularmente.

Ficha de Avaliação de Artigo submetido à Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Artigo:

Data para Devolução:

 

Avalie de 1 a 5 cada um dos itens a seguir, sendo 1 o menor grau (Deficiente) e 5 o maior grau (Ótimo).

 

Depois liste os pontos fortes e fracos do artigo e faça comentários e/ou sugestões para a melhoria do trabalho. Com base em toda sua avaliação, faça uma recomendação à aprovação ou não do artigo. Deve-se, a medida do possível, guardar um mínimo de coerência entre esta recomendação e os itens avaliados anteriormente.

As seguintes diretrizes devem ser seguidas para que seu trabalho se torne efetivamente construtivo:

  • Você deve procurar fazer um parecer cordial e positivo, que forneça contribuições pertinentes e construtivas para aperfeiçoamento do trabalho sob análise;

  • O objetivo de sua avaliação não é recomendar ou não a publicação do artigo. Isso é função do editor e do corpo editorial científico;

  • Você não deve, de forma alguma, avaliar um artigo do qual tenha conhecimento sobre sua autoria;

  • Ao indicar falhas no artigo, seja direto, objetivo e claro. Aponte o que pode estar errado e, sempre que possível, indique caminhos para solucionar o problema identificado.

É muito importante que você liste os pontos fortes e fracos e faça seus comentários e sugestões no intuito de gerar feedback aos autores, que proporcione oportunidade de melhoria do artigo. Use o espaço que achar necessário.

 

ITEM

1

2

3

4

5

Atualidade e originalidade do tema (peso 1)

 

 

 

 

 

Qualidade da redação e organização do texto (peso 1)

 

 

 

 

 

Clareza na definição e alcance dos objetivos propostos (peso 2)

 

 

 

 

 

Qualidade da fundamentação teórica (peso 3)

 

 

 

 

 

Adequação da escolha e da aplicação da metodologia (peso 3)*

 

 

 

 

 

Qualidade da análise e da conclusão (peso 3)*

 

 

 

 

 

Relevância e contribuição do trabalho para a área (peso 2)

 

 

 

 

 

*No caso de ensaios teóricos esses itens não são aplicáveis.

 

Recomendação:

( ) Aceitar 
( ) Aceitar mediante alterações sugeridas
( ) Retornar para nova avaliação após mudanças sugeridas 
( ) Não Aceitar

 

Pontos Fortes:

 

Pontos Fracos:

 

Comentários/Sugestões de Melhorias:

 

Regulamento da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Este documento tem como objetivo mostrar a estrutura científica da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) da FACC/UFRJ.

Neste sentido, apresenta-se a seguir uma descrição do escopo da revista, de algumas regras gerais e de cada instância de sua estrutura científica:

  1. A Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) tem como missão contribuir para a construção, disseminação e integração de conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Gestão, favorecendo o desenvolvimento social.

  2. Para isto a revista tem como objetivos: a) difundir o conhecimento na sociedade, b) estimular o debate tendo em vista a contribuição de diversas áreas de conhecimento, c) permitir uma percepção mais clara da realidade e d) expandir os limites do conhecimento.

  3. A revista aceitará artigos na área de auditoria, perícia contábil, contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade ambiental, relatórios sociais, marketing, finanças, estratégia, organizações, logística, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de inovação e tecnologia e áreas congêneres.

  4. Os trabalhos serão avaliados segundo o sistema de double-blind review com, pelo menos, dois consultores ad hoc., assegurando desta maneira o julgamento com base no conteúdo submetido e, consequentemente, a isenção do processo de avaliação. Os artigos submetidos devem estar gramaticalmente revisados e com formatação compatível com as exigências da revista. A medida do possível, os autores devem evitar o envio de mais de dois artigos por ano para a SCG, pois existe uma política de publicação de no máximo um artigo por autor por ano.

  5. A estrutura científica tem a seguinte formatação:

    1. Editor: O editor da SCG é sempre escolhido em consulta ao Conselho Editorial e possui mandato de três anos, renovável para igual período. Sua indicação é feita pelo Conselho Editorial com base em lista tríplice formalizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ e pela Direção da FACC/UFRJ. Esta lista é formada por professores do programa, que tenham interesse em ocupar a função de editor do periódico. A formação desta lista tem como base uma séries de fatores, dentre os quais destaca-se: liderança como pesquisador, reconhecimento da comunidade, histórico da atuação na SCG e em outros periódicos e produtividade acadêmica. O editor é o responsável pela condução da revista, sendo o gestor de todas as suas atividades, desde a recepção dos artigos, passando pelo processo de avaliação, até a publicação dos artigos aceitos. O editor é o representante oficial da revista, junto a todos os órgãos internos e externos à UFRJ. Editor-Adjunto: O editor-adjunto é escolhido pelo editor para junto com ele conduzir a revista. Sua função é de auxiliar o editor na consecução de suas tarefas, principalmente no que diz respeito à avaliação preliminar dos artigos submetidos e condução do processo de avaliação pelos pareceristas. Seu mandato é restrito ao mandato do editor que o nomeou.

    2. Comitê-Executivo: Auxilia o editor nas questões administrativas relacionadas à revista, principalmente no que diz respeito ao seu site. Não se envolve em questões editoriais.

    3. Conselho Editorial: Tem atuação de forma colegiada, sendo formado, além do editor, por membros de reconhecida importância para a área de atuação da revista, especialmente Administração e Contabilidade. Este conselho é responsável de dirimir, junto com o editor, as questões sobre a política editorial da revista.

    4. Corpo Editorial Científico: Não tem atuação de forma colegiada, sendo formado por pesquisadores das áreas de Administração e Ciências Contábeis, das mais diferentes instituições de ensino, tendo como papel auxiliar o editor, principalmente no que diz respeito ao processo de avaliação, atuando não só na análise preliminar do artigo, mas também auxiliando na escolha dos pareceristas. Além disso, os membros do Corpo Editorial Científico também podem atuar junto ao editor nas decisões editoriais, desde que seja solicitada sua intervenção.

    5. Avaliadores: Primordialmente, cabe aos pareceristas/avaliadores avaliar dentro do prazo sugerido ou acordado o artigo submetido para sua análise. Isso deve ser feito tomando-se como base os quesitos listados na ficha de avaliação, além de uma análise qualitativa que deve apontar pontos fortes e fracos e sugestões de melhorias.

  6. Quando da identificação de qualquer fraude por conta de algum artigo já publicado na revista, o editor notificará os autores sob a retirada do artigo do site da revista. Este procedimento, que terá aprovação do Conselho Editorial, será feito imediatamente após a identificação do problema.

  7. Todo material divulgado pela SCG é de acesso livre e irrestrito. Porém, é obrigação do usuário da informação referenciar a fonte, sob pena de crime de plágio caso não o faça adequadamente.

  8. Todo o processo editorial, desde a recepção de artigos até sua publicação, passando pelo processo de avaliação, que pode aceitar ou não o artigo, está descrito no Manual do Processo Editorial, que se encontra disponível no site da revista. Além disso, também no site encontram-se as regras para submissão de artigos, com a descrição dos aspectos de formatação dos mesmos.

  9. Não é permitido ao editor da revista publicar artigos de sua autoria, durante o prazo que ocupar a função.

  10. Quando um artigo utiliza informações sobre uma ou mais empresas ou indivíduos, de forma explícita, é exigido dos autores, no ato da submissão, um termo de aceitação formal do citado, em relação à publicação do artigo com suas informações.

  11. Fica o avaliador expressamente proibido de utilizar o conteúdo (mesmo que parcialmente) de qualquer artigo submetido para sua avaliação, antes que o mesmo seja publicado.

  12. Quaisquer outras questões não previstas neste documento serão dirimidas pelo Conselho Editorial e/ou pelo Editor da revista.



Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO 

 
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Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. – v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 – Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.