REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 28, No 2 (2023)

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Ética e agência: um jogo cooperativo? um estudo de caso sobre o dilema das redes

Alysson Ribeiro Paiva, Lis Daiana Bessa Taveira, Patrícia de Souza Costa, Marcelo Tavares

Resumo


Este caso para ensino busca proporcionar a reflexão e o uso dos conceitos da Teoria da Agência e da Teoria dos Jogos em um contexto real com implicações éticas entre os interesses corporativos e a sociedade. Quanto ao método adotado, utilizou-se um caso para ensino com indicação de bibliografia complementar e vídeo para discussão através de questões propostas voltadas a discentes dos cursos de graduação e pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os resultados apontam que o modelo de negócio das redes sociais, que depende da interação dos usuários, tempo nas plataformas, engajamento e anunciantes dos mais variados segmentos econômicos para gerar receitas envolvem aspectos éticos entre seus interesses e a sociedade sobre a informação que espalham. A necessidade de governança corporativa e responsabilidade social pode entrar em conflito com os interesses econômicos e pessoais dos gestores, típicos de conflitos de agência, o que pode resultar em seleção adversa, risco moral e desvios éticos. As contribuições do estudo de caso permitem ao leitor uma reflexão e aprofundamento dos conceitos teóricos utilizados, principalmente na operacionalização da Teoria da Agência e Teoria dos Jogos com elementos éticos à tomada de decisão.


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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3